I.I.S Futuro Brilhante – O projeto que desenvolve cidadãos!

Na manhã de tempo nublado do dia 17 de março de 2018, ocorreu no CDM de São Matheus a realização do décimo aniversário do Instituto de Integração Social Futuro Brilhante, o projeto social administrado por Jorge Setim e sua equipe, tem nos seus valores formar cidadãos de bem, atualmente o projeto conta com 6 categorias de times de futebol com crianças que vão de 8 a 17 anos. A infraestrutura é mantida pela organização de Jorge, que faz questão de dizer que conta sempre com a ajuda de parceiros, pessoas que conseguem ajudar de qualquer forma, desde a doação de alimentos, até a doação de uniformes para os times.

Garotos que participam do projeto, antes de entrarem em campo

Caminhando entre as crianças e adolescentes, é possível notar o orgulho deles em vestir a camisa amarelinha do Futuro Brilhante, que como Jorge mesmo nos disse, é reconhecida por todas as pessoas próximas do local onde o projeto é realizado, e também serve para comunicar aos responsáveis, caso seja notada alguma atitude de uma das crianças, fora dos padrões estabelecidos pelo projeto. O responsável nos contou que todos dentro de sua equipe, prezam muito pela boa conduta, dentro e fora de campo.

Outra grandeza que é perceptível no projeto, é ver o carinho com o qual Jorge trata tudo que está relacionado a suas crianças, um dos seus depoimentos foi a respeito do peso de colocar uma vitória na responsabilidade de uma criança, para ele não importa vencer o jogo no campo, o mais importante é vencer na vida. Ele nos disse que não tem intenção de se beneficiar através dos seus meninos e meninas, ele quer ajudar famílias, quer tirar crianças das ruas e com certeza nesses 10 anos de muito empenho e dedicação, o projeto que coordena junto com a sua equipe, já mudou a vida de muitos jovens.

O exemplo de respeito pelo projeto, podemos ver na entrada em campo da equipe do Flamengo da Vila Maria que foi um dos times convidados para participar da celebração de 10 anos.

Outro lindo exemplo de amor pelo projeto, vem na seriedade e emoção de um dos garotos do projeto, na batida de um pênalti.

O último relato antes de colocarmos Jorge discursando sobre os 10 anos do projeto e sobre as pessoas que o ajudam a mantê-lo ativo. Vamos falar sobre o fato de nos depararmos com meninas jogando nos times de meninos, esse talvez seja o maior tabu que nos últimos anos tem se quebrado e que é de tamanha importância, que podemos ver meninas jogando futebol sem se sentir deixadas de lado. Durante um intervalo de jogo, Jorge reuniu as crianças e fez questão de dizer, “todos vão jogar, sejam respeitosos com os adversários e vamos respeitar os nosso amiguinhos de time”. Com essa forma de lidar com todos de uma forma respeitosa e agregadora, Jorge com certeza é um diferencial nesse projeto, nota-se que todos o tem como um grande amigo e acreditam juntos que podem fazer uma diferença na sociedade.




Jorge orientando um dos times do I.I.S Futuro Brilhante

De fato ver um projeto reunindo mais de 200 crianças, com times parceiros que compareceram no evento e toda a estrutura organizada para celebrar os 10 anos de projeto, é surpreendente, pois estamos em um tempo onde as pessoas procuram interesse financeiro, Jorge nos diz que cuida do projeto e tem seu emprego durante a semana, que faz isso para poder ajudar a comunidade. No vídeo abaixo tem a celebração dessa linda história, que completou sua primeira dezena de existência e que nós esperamos que permaneça na ativa por muito mais tempo.

*Agradecimentos

Somos grato a Jorge Setim que nos permitiu que o trabalho pudesse ser realizado e um agradecimento ao seu pai, seu Davi, responsável pelo E.C Vai Kem Ké de São Matheus que sugeriu nossa participação nesse evento.

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *