FINAIS DA COPA NEGRITUDE SPORTAÇÃO 2018 – FUTEBOL DE QUALIDADE

No penúltimo domingo de 2018, 23 de dezembro de 2018, a Copa Negritude SportAção 2018 chegou ao seu final, a competição que é uma das mais queridas na várzea paulistana, colocou pra jogo as finais de todas as categorias, ao todo seis jogos foram realizados e tivemos a oportunidade de acompanhar além daquele que seria a partida principal entre Botafogo de Guaianases e Santa Rita pela categoria esporte, outras finais como a que ocorreu pela categoria 50tão, Negritude F.C x Quase Parando.




A nota triste do dia ficou por conta de uma notícia que chegou poucos minutos antes de iniciar a final da categoria 40tão, Paraná Clube da Vila Nhocuné que iria brigar pelo tetracampeonato da competição contra RED Engemon que era uma das equipes com maior número de gols nessa edição, um dos jogos mais aguardados do dia. Cido Cortis, irmão de Paraná que é um dos responsáveis pela equipe da vila Nhocuné faleceu na manhã de domingo e a família que estava presente no jogo, dicustiu junto a organização e a diretoria do RED Engemon a condição de não realização da partida. A decisão tomada foi para que o jogo não fosse realizado e que ambas equipes seriam decretadas campeãs, uma atitude inédita da organização visto que durante a competição, José Roberto de Andrade(Zé Roberto) que é presidente do Negritude F.C e um dos organizadores da competição perdeu sua mãe e enquanto acontecia o velório da matriarca da familia Andrade, no campo do Negritude rolava mais uma rodada da competição e no jogo entre Estrela Caçula e Ferrolho Itaquerense foi respeitado um minuto de silêncio. Vale dizer que salvo este fatídico dia, em todos os outros jogos que estivemos presentes, Zé Roberto estava por lá, trabalhando na organização. O site avarzea.com.br demonstra todo seu carinho e respeito a familia Paranista e aos familiares de Cido Cortis.

O primeiro duelo que acompanhamos foi o grande jogo entre o 50tão do Negritude e o Quase Parando, como muitos amigos comentaram em nossa transmissão ao vivo, o jogo reunia só “Nego Véio” da várzea paulistana, nós que à partir de agora iremos transmitir todas as partidas ao vivo, essa será uma das novidades de 2019, narramos o segundo tempo e para nossa sorte, o jogo ainda estava em zero a zero, com muita classe e atitude o Negritude venceu o Quase Parando por 2 a 0 e a Jóia do Madiba da categoria 50tão ficou para o time da casa.

E teve a comemoração dos campeões…




Após o jogo entre Negritude F.C X Quase Parando a bola iria rolar para Paraná x RED Engemon, com o cancelamento da partida o evento ficou parado durante o tempo programado e o jogo seguinte que seria a final da categoria sub-15 entre Botafogo de Guaianases x Alvinegro começou sem ter que aguardar a festa do campeão da categoria 40tão.

Registramos o segundo tempo desse grande duelo que reuniu muitos meninos que podem despontar em equipes do futebol profissional no futuro, com muita dedicação e técnica, os garotos de Botafogo de Guaianases e Alvinegro lutaram até o fim pelo título da categoria, veja como foram os momentos que registramos ao vivo na vitória por 2 a 0 do Alvinegro sobre o Botafogo de Guaianases.

Passado o duelo categoria sub-15 e o da categoria sub17 entre Negritude e Marcone.

Aproximava-se o momento de uma das finais mais aguardadas da várzea no ano de 2018, Botafogo de Guaianases x Santa Rita, uma das agrêmiações mais referênciadas da várzea versus um dos times do momento, Botafogo de Guaianases e Santa Rita já haviam se enfrentado na Copa Negritude em outras oportunidades e o jogo tinha alguns aspectos diferenciados.




No ano de 2016 o Santa Rita eliminou o Botafogo na Copa Negritude e caminhou rumo ao título, o jogo do último domigo era visto como a possibilidade de mais uma vez passar pelo Botafogo e dessa vez levar o bicampeonato, nas redes sociais os torcedores do Santa Rita se mostraram bastante ativos e estavam confiantes na vitória, um video do atleta multicampeão e capitão do pentacampeonato da seleção brasileira, Cafu, rolou com o Capita declarando sua torcida pelo time do bairro do Arthur Alvim e sugeria que fosse convidado para a festa do campeão.

Do lado do Botafogo de Guaianases o que se notava era a empolgação do torcedor que sempre acreditou no seu time e que tem orgulho de falar que é o “maior da várzea”, se o Botafogo é o maior isso é discussão de padaria, o fato é que além da gana por vencer pela primeira vez a categoria esporte da Copa Negritude, o time de Guaianases demonstrou muita insatisfação por ver Cafu declamar sua torcida ao time rival. 

O jogo lotou as depêndencias da principal sede da Copa o CDC Alvorada(Casa do Negritude e do Santa Rita), curiosamente o duelo era um jogo entre um representante da sede principal e um da sub-sede, Botafogo de Guaianases jogou a maior parte dos seus jogos, no CEU Jambeiro que é o campo onde disputa oficialmente suas partidas em casa.

Com um bonita festa fora de campo, sem violência e muito bom futebol, o último jogo do dia foi um clássico do futebol mundial, O Botafogo sufocou o Santa Rita e venceu com propriedade por 3 a 0, Heberty Andrade que foi vencedor do gol mais bonito de 2018 na Tailândia defendendo as cores do MuangThong foi a campo novamente, o meia habilidoso que tem no chute sua arma principal, dessa vez foi anulado pelos defensores do Botafogo de Guaianases que demonstraram muita seriedade do ínicio ao fim da partida, Vitinho que foi um dos destaques do Santa Rita começou no banco e quando entrou não havia tempo suficiente para ajudar sua equipe. 




Com um primeiro tempo estratégico, o Botafogo de Guaianases jogou nos contra-ataques e o Santa Rita que não conseguia concluir suas jogadas em gol, viu seu goleiro Caíque sofrer com chutes na trave e quase saiu atrás do placar na primeira etapa.

Na segunda etapa o Botafogo voltou com a mesma atitude e o gol saiu logo no ínicio, numa cobrança de pênalti de Rafael, o time alvinegro abriu o placar e seus torcedores foram ao delírio. Nós que não temos torcida declarada por qualquer agrêmiação da várzea e tentamos sempre mostrar os dois lados, dessa vez sofremos com o calor do momento, alguns torcedores do Santa Rita nos ofenderam por estarmos registrando a festa dos botafoguenses.

Entendemos a visão de um torcedor, afinal somos torcedores de futebol e quando nos deparamos com esse tipo de atitude, deixamos bem claro que nossa intenção é só mostrar o futebol. O Botafogo de Guaianases continuou no mesmo ritmo e conseguiu fazer o segundo e o terceiro gol, registramos os momentos finais da partida do banco de reservas do Botafogo devido a forte chuva. Veja como foi essa final histórica que pareceu final de Copa do Mundo.

NOTA: Diferentemente de todas as outras partidas da competição, dessa vez registramos o jogo da beira do campo, antes do ínicio da partida a área reservada a imprensa foi invadida por torcedores e o espaço ficou inviável para podermos oferecer uma narração de qualidade.

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *