O CORONAVÍRUS VAI PARAR A VÁRZEA?

Começou a corrida para frear o avanço do Coronavírus no Brasil, o surgimento de mais uma doença mortal tem gerado preocupação por todo o mundo, no universo esportivo a cautela se vê na interrupção de campeonatos, no cancelamento de competições, antes de entrarmos no detalhe sobre a situação da várzea, vejamos alguns dados sobre a COVID-19, vulgo Coronavírus.

->  Casos no Brasil
O último informe do ministério da saúde aponta para 200 casos confirmados no Brasil entre todos os estados e o Distrito Federal, 1.917 pessoas estão sendo monitoradas sob o risco de estarem com a doença, em São Paulo e no Rio de Janeiro, existe a decretação de um estado de alerta devido a já existirem casos de contaminação comunitária, onde não é possível identificar como a pessoa foi infectada.

Na europa, a Alemanha que possui uma estimativa de 70 mil pessoas infectadas ao longo do surto da doença, as fronteiras estão fechadas, a Itália que convive com uma espécie de colapso no sistema de saúde, o número de infectados passa de 24 mil pessoas, 1.809 pessoas chegaram a óbito, a China foi o primeiro país a reconhecer o Coronavírus e o primeiro também a indicar uma queda no número de novos casos.



->  Coronavírus no Futebol de Várzea
Até o momento não foi confirmado oficialmente nenhum caso da doença no futebol amador, algumas Copas tiveram seus jogos interrompidos, a Super Copa Pioneer, uma das maiores Copas da várzea que terá a sua final disputada no Allianz Parque (estádio do Palmeiras) teve suas partidas do último final de semana canceladas.

Os cuidados com a saúde vem em primeiro lugar, na várzea não deve ser diferente, o cenário de cancelamentos de jogos e interrupção de Copas é gradativo, a Copa Xará, organizada pelo dr. Cláudio Xará, teve seus jogos realizados na arena Boturussu, nossa equipe entrou em contato com Mão no Bolso, um dos responsáveis pela organização do torneio e fomos informados que será realizada uma reunião na próxima quarta-feira, 18 de março, para decidir sobre a continuidade dos jogos previstos para o restante do torneio.

Outro torneio que teve seus jogos realizados foi a Copa Johnnie Walker, uma das grandes competições da zona leste de São Paulo, conversamos com Alex, um dos organizadores da Copa sobre a realização dos jogos, confíra abaixo a entrevista:

Alex, visto que outras competições tiveram seus jogos cancelados, a organização da Copa Johnnie Walker chegou a discutir a possibilidade de interrupção dos jogos do último final de semana?
Teve a conversa sim, no grupo de Whatsapp da copa, os times não quiseram parar, quiseram jogar.

As próximas rodadas vocês vão abordar novamente a possibilidade dos jogos serem realizados?
Isso mesmo, estão sobre olhares para os próximos dias para decidir o que vai acontecer.

Caso a Copa tenha que ter jogos adiados ou uma interrupção total, que tipo de impacto vocês entendem que isso pode gerar?
Não sei mas se for o caso cancelar iremos fazer sem problemas, o importante é o bem de todos, lazer a gente deixa para mais pra frente.

Outra opinião importante que ouvimos, foi a de José Roberto de Andrade, um dos organizadores da Copa Negritude 2020, o torneio irá acontecer apenas no segundo semestre mas pode sofrer por questões ecônomicas, que é um dos desdobramentos observados sobre o Coronavírus, na visão do organizador, vale ressaltar um dos possíveis motivos para a pandemia que está ocorrendo:
A natureza segue a lei do retorno e tudo o que você abusa demais, uma hora a conta chega, não tem jeito, a natureza é assim, vamos ver agora se a gente consegue se safar dessa.

-> Cuidados com o Coronavírus

A recomendação do ministério da saúde é evitar aglomerações, ter os cuidados básicos de higiêne como utilizar alcool gel 70%, lavar as mãos com frequência, todo cuidado é pouco. Na várzea um dos fatores que ressaltam a democrácia do futebol são as competições voltadas aos veteranos, nas categorias 50tão e 60tão muitos atletas estão no grupo de risco classificado para a doença, pessoas com idade acima dos 60 anos estão mais sucetíveis aos desdobramentos do Coronavírus.

O site avarzea.com.br deixa uma cartilha de cuidados básicos que devem ser adotados:

*O site avarzea.com.br tentou contato com um dos organizadores da Super Copa Pioneer para saber se os jogos estarão suspendidos por tempo indeterminado, porém, até o momento não recebemos retorno, caso a informação seja divulgada, estaremos atualizando a matéria.

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *