Copa Negritude SportAção 2018 – Ajax 2 x 3 Botafogo (O clássico)

Na manhã de domingo na sede Ceu Jambeiro da Copa Negritude SportAção 2018, Ajax da Vila Rica e Botafogo de Guaianases se enfrentaram, esse duelo começou antes mesmo de a bola rolar, Ajax e Botafogo de Guaianases são 2 dos times mais tradicionais da várzea de São Paulo.

Times com passado muito vitorioso, são agremiações que carregam em seu sobrenome, referências aos seus bairros sede e é comum de se ver nas ruas de Guaianases ou na Vila Rica pessoas com a camisas dos respectivos times. O jogo que seria disputado pela categoria 50tão iria reunir muitos nomes que já vestiram tanto a camisa do Botafogo quanto o manto do Ajax, Val que foi um dos que já jogaram nos dois times nos atendeu no intervalo de jogo e falou como é para ele poder estar em um clássico dessa dimensão.




Antes de falarmos sobre o jogo, vamos entrar um assunto delicado, próximo do fim da partida encontramos com seu Nego, ele estava assistindo o jogo por trás da grade do campo do Botafogo, entre um papo e outro identificamos seu Nego, ele era a pessoa quem havia realizado a homenagem a seu Kuka no dia da celebração de seu aniversário, presidente do Arthur Alvim, ele é uma das referências para esse trabalho e logo voltamos nossa atenção para seu Einstein, ele nos disse pode me chamar de Nego e assim começou o desabafo que ele fez, o video com os melhores momentos da partida será interrompido e conforme ele nos solicitou, em homenagem a toda a história que o Botafogo construi na várzea, lhe passamos a palavra.

  • Sobre o jogo

A partida entre Ajax e Botafogo foi um espetáculo do bom futebol, repleta da atletas que já fizeram história na várzea, com certeza quem assistiu o jogo, saiu satisfeito com o que presenciou, os dois esquadrõoes de 50tão vão ir longe nessa categoria.

O Ajax abriu o placar cedo, o time da Vila Rica começou pressionando o Botafogo e em um lance rápido, Gilberto que era o camisa 10 lobão, saiu frente a frente com o goleiro e tocou por cima, um belo gol que infelizmente não conseguimos registrar, o jogo caminhou bastante movimentado e em um lance dentro da área o juiz trilou o apito e assinalou uma penalidade contra o Ajax, para a revolta de atletas e comissão técnica do time.




Na cobrança de pênalti, o camisa 08 Geraldo, não titubeou e empatou a partida, assim terminou o primeiro tempo, o clássido dos 50tões terminou empatado na primeira etapa, Val que já havia sido campeão pelo Botafogo e também já venceu títulos com a camisa do Ajax, falou conosco e contou sobre o respeito que tem pelas duas agrêmiações.

No segundo tempo o Botafogo conseguiu conter as investidas do Ajax e próximo da metade da segunda etapa, o alvinegro de Guaianases conseguiu virar o placar, Ademar é o nome da fera, 2 a 1 Botafogo e clássico pegava fogo.

Os atletas do Ajax estavam revoltados com a arbitragem, reclamavam sobre a não marcação de faltas, sobre o pânalti assinalado no primeiro tempo, mas não desistiam de ir em busca de um empate, poucos minutos após o gol do Botafogo, o time da Vila Rica teve um pênalti ao seu favor e na cobrança Gilberto que já havia marcado um gol na primeira etapa, não desperdiçou a batida e ficou tudo empatado novamente.

Enquanto o o clássico comia solto dentro de campo, começamos a conversar com seu Nego, nesse momento percebemos que ele gostaria de falar e diante do desabáfo que ele nos fez, decidimos interromper a gravação e lhe passamos a palavra, o desabafo sincero dele, com certeza serve de reflexão para todos.

Fique agora com esse trabalho que para nós é um misto de sensações, o projeto varzeanos nasceu para tentar manter vivá as tradições da várzea e esse dia vai de encontro as nossas pretensões, uma pessoa apaixonada pela camisa que vestiu, que tem muito orgulho de falar que fez história de um dos maiores times da várzea. A várzea é feita de gente assim, de presidente que assisto os jogos e separa brigas, de quem deixa a família em casa para assistir 4 ou 5 jogos em um dia e ainda assim sentar a beira do campo para encher bola. É isso meus amigos várzeanos, fique agora com os melhores momentos de Ajax 2, Botafogo de Guaianases 3.

O terceiro gol da partida foi marcado por José Vledson.





O projeto varzeanos possui um compromisso com a verdade e deixamos aberto o canal para que a diretoria do Botafogo de Guaianases se pronúncie caso julgue necessário.

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *