Copa da PAZ – Ajax da Vila Rica 2 x 1 Cruzeiro de Itapecerica da Serra | Oitavas de final

O projeto varzeanos vem buscando mostrar o peso do futebol de várzea em São Paulo, um dos principais intuitos desse trabalho é romper fronteiras, e foi atrás desse objetivo que partimos em busca no sábado dia 21 de julho de 2018, esse projeto que nasceu no bairro de Guaianases, já rodou por muitos bairros da zona leste e dessa vez conseguimos chegar do outro lado da cidade, Paraisópolis, o bairro que já foi até tema de novela das 9, é sede de uma das competições mais concorridas da cidade de São Paulo, a Copa da PAZ.

Antes de o duelo iniciar conseguimos registrar a presença de torcedores de ambas equipes, lado a lado, se nos campos de futebol profissional os clássicos no estado de São Paulo são disputados com torcida única, na várzea os clássicos são verdadeiras lições de que no futebol ainda é possível conviver sem separações de forma armoniosa, cada um torcendo pela sua equipe, sem incitações a violência e todos desfrutando do mesmo espaço.

A competição que está em sua fase de oitavas de final reuni grandes campeões da várzea. A convite da diretoria do Cruzeiro de Itapecirica da Serra e com a condordância dos responsáveis pelo Ajax da Vila Rica, fomos acompanhar a disputa que iria classificar um dos dois times para as quartas de final da competição. 




A rodada de jogos das oitavas de final estava sendo disputada na Arena Palmeirinha, em Paraisópolis, o jogo que antecedeu o duelo entre o time da Vila Rica e o time de Itapecirica da Serra foi entre, Currião F.C de Paraisópolis e E.C Eledy que também é da zona sul, o classificado desse jogo foi definido nas pênalidades. O E.C Eledy foi quem se saiu melhor nas penalidades.

A partida entre Ajax x Cruzeiro nem havia começado e muitos torcedores já se reuniam no entorno da arena Palmeirinha, enquanto o jogo anterior era decidido nas penalidades nos vestiários das equipes os jogadores chegavam e começavam a se concentrar para a decisão, a preleção do Ajax e a concentração do Cruzeiro demonstravam a importância de vencer o duelo.

Com a bola rolando os dois times demonstraram desde o inicio que a partida seria decidida nos detalhes, o Ajax pressionou a defesa do cruzeiro desde o inicio e antes mesmo dos 10 minutos iniciais de jogo, o time da Vila Rica abriu o placar do jogo, o restante do primeiro tempo teve outras boas chances para os dois times, mas o placar ficou no 1 a 0 para o time da Vila Rica, gol de Felipe.

O Cruzeiro pareceu sentir o gol e o Ajax passou a ter chances de ampliar o placar, enquanto o Cruzeiro se defendia e tentava armar jogadas para poder empatar o jogo, o Ajax criava oportunidades nos contra-ataques que surgiam mas pecava no último lance, nas oportunidades em que teve de colocar o 2 a 0 no placar, o Ajax acabou finalizando para fora do gol e o saldo do primeiro tempo, foi um 1 a 0 muito disputado, com chances para os dois lados, mas com o Ajax chegando mais próximo do segundo gol. 




No intervalo de jogo entrou em cena uma fígura bastante conhecida do torcedor São Paulino, Fábio Simplicio,  o ex-meia que iniciou sua trajetória no futebol profissional pelo clube do Morumbi, e passou por times como Roma e Parma da Itália, chegou a defender a seleção brasileira, atuou por times do Japão, retornou ao Brasil e recentemente encerrou sua carreira. Simplicio é atualmente presidente do time de Itapecirica da Serra e durante o intervalo de jogo ele palestrou para os atletas do seu time orientando sobre situações de jogo e sobre a importância da classificação.

No segundo tempo o Cruzeiro voltou mais organizado e desde o inicio foi em busca do empate contra o Ajax, o time de Itapecirica da Serra criava muitas oportunidades em bolas paradas e em lances de profundidade, o Ajax por sua vez contava com uma defesa muito bem organizada e apostava nos contra-ataques para definir a partida, na metade do segundo tempo o Cruzeiro teve uma chance de ampliar o placar mas não conseguiu superar o goleiro adversário.

O Ajax se defendeu bem e conseguiu criar chances de ampliar o placar, próximo do fim da partida o time da Vila Rica chegou ao segundo gol, João marcou seu tento na partida e colocou seu time com um pé na classificação, próximo do apito final o Cruzeiro ainda descontou com Nigro, mas já era tarde demais, 2 a 1 no placar para o time da Vila Rica e a classificação para a próxima fase da Copa da PAZ foi para o time da zona leste, do lado de fora do campo os torcedores do lobão faziam a festa, depois de uma partida durissima.




*Agradecimentos:

  • Chico – um dos organizadores da Copa da PAZ que nos autorizou a realizar o trabalho;
  • Fábio Simplicio do Cruzeiro – Nos convidou para acompanhar a partida e nos autorizou a gravação do trabalho junto ao time de Itapecirica da Serra e também ao seu irmão Neguinho que nos recebeu muito bem.
  • Fuscão do Ajax – Um dos responsáveis pelo time e nos autorizou a gravação dos momentos antes da partida.
  • Um agradecimento em especial as duas comissões técnicas e jogadores dos times que nos trataram com muita educação e respeito, esse trabalho é feito para mostrar o valor dessas pessoas.

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *