SOMOS TODOS BRUMADINHO

O desastre ocorrido no último dia 25 de Janeiro na cidade de Brumadinho que fica à cerca de 60 kilômetros da capital Belo Horizonte, em Minas Gerais, a cada dia que passa comove ainda mais o povo brasileiro, a sensação de impotência e o sentimento de descaso que há pouco mais de três anos se fez presente na cidade de Mariana(Minas Gerais), dessa vez se extendeu para outra localidade, a tristeza dos familiares e amigos daquelas 19 pessoas que se foram após o rompimento da barragem de Fundão, que fica a aproximadamente 500 kilômetros de Brumadinho, parece não ter comovido os responsáveis por garantir a segurança e a vida daqueles que residiam próximo da Barragem da Vale que cedeu e provocou um acidente fatal para muitas pessoas.

A denominação de acidente nesse caso é bastante discutível, afinal ao que tudo indica essa foi mais uma tragédia anúnciada, enquanto muitas famílias desesperadas por encontrar seus parentes passam noites em claro, de longe sentimos o “baque”, o emocional da população parece estar abalado, o brasileiro que por vezes acredito que votar em um determinado candidato mudaria a história do país, dessa vez precisa engolir à seco suas expectativas frustradas e ver que não é só bater panela, piscar luzes ou sair para as ruas em manifesto que irá mudar a trajetória do país.




Esse problema “crônico” do país não pode ser creditado a algum governante ou bandeira política. A realidade é que alguns anos assim como um avião desgovernado está a situação do nosso país. No ano de 2013 muitos protestos foram organizados, as pessoas sairam pelas ruas certas de que sua luta não seria em vão e que algo iria mudar, ledo engano.

O povo brasileiro pode ter sido induzido por utopias onde o Brasil se escala entre os melhores países para se viver e participou de mais um movimento que pode ser comparado a barragem que cedeu, onde os rejeitos são os problemas e o povo são os moradores de Brumadinho, assim como a barragem que cedeu a proteção feita pelo poder público para tentar livrar os cidadãos dos problemas é frágil e pouco à pouco vem cedendo.




Em 2013 o que sugeria serem dias melhores, só piorou, a violência que sempre foi um problema gravíssimo, dessa vez explodiu, rebeliões em presídios jamais vistas, cidades vivendo reclusas com pessoas encarceradas dentro de suas casas, na saúde e na educação a têndencia é que assim como na segurança pública as fissuras fiquem ainda mais expostas e o brasileiro segue perdendo o jogo para a corrupção.

Tragédias como o ocorrido em Brumadinho já não servem como lição, nossa homenagem aos moradores da cidade e a todos os familiares está representada aqui, nós que gostariamos de chegar até Brumadinho para poder contar a história do time da cidade, mostrar como é a visão dos moradores pela equipe que os representam, mas infelizmente o que nos levou a conhecer a história dessa agrêmiação, foi esse crime que deve ter seus responsáveis punidos severamente.

A alegria do futebol sai de cena nesse momento e dá lugar a tristeza, sentimos à dor da perda de todos aqueles que sairam para trabalhar, que estavam em suas casas com suas familias e agora são apenas boas lembranças. #SOMOSTODOSBRUMADINHO

Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *