Na várzea também tem espaço para as mulheres

No dia 8 de março é celebrado o dia internacional da mulher, a ideia de criar o “Dia da Mulher” surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, o movimento foi idealizado a partir do interesse das mulheres em terem melhores condições de vida e de trabalho, e pelo direito de voto.

No Brasil a cada ano que passa esse dia é celebrado com mais vigor e não é por acaso, todos nós fomos gerados a partir de um ventre feminino e devemos respeitar incondicionalmente a figura das mulheres todos os dias.

As mulheres tem feito a diferença em todos os setores da sociedade e no futebol não é diferente, o que antes era tabu atualmente é motivo de orgulho, muitas mulheres que tem ultrapassado todos os limites que a sociedade um dia impôs para vencerem na vida através do futebol.

Na várzea não é diferente, tão semelhante quanto o universo masculino, o futebol de várzea feminino também sobrevive a partir da luta das pessoas, nosso exemplo vem da cidade de Euclides da Cunha, o time feminino criado pelo saudoso João de Alto a mais de 20 anos, tem uma história que é semelhante a toda a evolução da mulher na sociedade como um todo, o time foi idealizado em um momento onde as mulheres sofriam uma forte discriminação e atravessou gerações lutando pelo seu espaço.

João de Alto em pé na ponta direita.

O fundador do time da comunidade de Lagoa do Guedes, infelizmente não está mais entre nós, mas deixou um legado de luta para as suas atletas e hoje Magali preside o time que é bi- campeão do campeonato Euclidense de futebol feminino.

Equipe campeã do campeonato Euclidense de futebol feminino em 2015.

Deixamos aqui nossa singela homenagem a essas guerreiras que representam não só o povoado de Lagoa do Guedes, elas representam todas as mulheres que gostam de jogar futebol e sofrem diariamente com a discriminação. Parabéns as Guerreiras de Lagoa do Guedes e a todas as mulheres do mundo!




Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *