De Lagoa do Guedes, à várzea paulistana!

Há mais ou menos 377 quilômetros da capital da Bahia, Salvador, está localizada a cidade de Euclides da Cunha, o município que fica à cerca de 5 horas e 30 minutos da capital do estado possui diversas comunidades, dentre todas uma em especial está diretamente ligada a zona norte da cidade de São Paulo, o povoado conhecido como Lagoa do Guedes.

A comunidade que é sempre reverenciada nas redes sociais tanto pelos moradores atuais, quanto por aqueles que um dia habitaram a região, possui através do futebol um elo direto com a cidade de São Paulo, o time da várzea paulistana Amigos de Lagoa do Guedes.

Fundado há cerca de 20 anos por pessoas que possuíam ligação direta com a comunidade de Lagoa do Guedes, o time representa na várzea paulistana aquele que é um dos principais lazeres dos residentes na comunidade, o futebol. Os times Lagoa do Guedes e Flaguedes são as maiores referências que representam o povoado nas disputas que ocorrem na Bahia, a força dos times é tamanha que no ano de 2011 o time Flaguedes sagrou-se campeão do principal campeonato da cidade de Euclides da Cunha.

Os times interagem sempre através de seus jogadores e diretorias, todos os que jogam na cidade de São Paulo sabem do peso que é carregar em seu nome a referência dos times mais queridos pelos moradores da comunidade de Lagoa do Guedes. O futebol é tão presente na vida dessas pessoas que anualmente é realizado um jogo no povoado onde são feitas 3 seleções de times, Centro, Barro Branco e Caixa D’gua para uma disputa entre si.

Se em Lagoa do Guedes o futebol é visto como coisa séria, a filial paulista dos times da comunidade também levam o futebol a ferro e fogo, no ano de 2014 o Amigos de Lagoa do Guedes foi campeão da SAVIC e mais uma vez deixou marcado a força que vem de Lagoa do Guedes.

Essa é a primeira parte da história dessa comunidade e desses times que representam tanto o espírito varzeano.




Roger Marques

Redator do site www.avarzea.com.br e colunista do site www.spfc24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *