AMIZADE CRIADA NA BAHIA, QUE VIVE EM SÃO PAULO
Já diz a música do grupo fundo de quintal, “A amizade, nem mesmo a força do tempo irá destruir”, foi com esse sentimento que no último domingo, 24 de março, no campo do Codó em Guaianases, aconteceu a primeira edição do Campeonato Itermunicipal em São Paulo, equipes que foram formadas por ex-moradores de cidades da Bahia, que residem em diferentes locais de São Paulo e participaram do evento que possibilitou encontros e reencontros.

O evento organizado por Binho de Floresta Azul, em parceria com Ivan do Ubatã, surgiu da idéia de reunir amigos para uma competição que representasse o futebol práticado nos campos da Bahia em São Paulo, os municípios representados na competição foram os seguintes, Ibicaraí, cidade conhecida pelo cultivo do Cacau, Itapetinga, cidade natal do ex-atleta do Palmeiras, Wendel, Floresta Azul que também é uma referência no cultivo do Cacau e Ubatã, munícipio de onde saiu o meio campista Gilmar Silva, que jogou por Santos e Náutico, entre outros. Outro morador ilustre da cidade de Ubatã é Erlon Silva, o canoísta que já disputou jogos pan-americanos, tem entre muitas conquistas no seu currículo, uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao lado de Isaquías Queiroz.
A disputa em questão é um fator relevante desse evento, ninguém gosta de perder no futebol e com certeza, dentro de campo existiu muita luta pela vitória, diferentemente do universo do futebol profissional, na várzea amistoso é igual a final de campeonato e campeonato disputado entre amigos, é igual Copa do Mundo, ninguém quer perder. Ainda assim, com todo espiríto que envolve uma disputa de futebol várzeano, o que salta os olhos é o carinho e o respeito que existem entre todos os envolvidos nesse grande momento.

Quem escolhe ir viver em outro lugar ou muitas vezes não tem opção e precisa ir em busca de condições melhores por sua família, deixa para tráz grandes laços de amizade. O tempo não desata esses nós, nem mesmo a força do tempo, conegue destruir uma amizade verdadeira, apresentar os filhos aos conterrêneos, rever amigos que por anos ficaram distantes, não tem preço e a alegria é impossível descrever. Só quem tem raízes e orgulho de onde surgiu pode ter esse sentimento. O momento é também oportunidade para grandes resenhas, quem é do futebol, sabe que nessas horas qualquer disputa fica de lado, o que vale mesmo é dar aquelas boas risadas com os familiares e amigos.
Nossa breve participação no evento ainda possibilitou uma resenha à beira do campo com Ivan que estava representando a equipe de Itapetinga, muito simpático, o esportista nos atendeu no intervalo de jogo enquanto sua equipe que levava o nome do bairro Vila Isabel estampada nas costas, perdia de 1 a 0 para o time de Ibicaraí, mesmo com a derrota parcial, Ivan ressaltou a importância de um evento desse tipo e aproveitou para mandar um abraço para os amigos que não puderam estar presentes, mas que são levados na memória. Veja como foi o 1º Campeonato Intermunicipal em São Paulo.
Para ver as fotos do evento, clique aqui. Contribuiu para essa matéria, Binho que é um dos organizadores do evento e nos disponibilzou o acervo de fotos.
Se você quer contratar a cobertura do seu evento, entre em contato conosco através das nossas redes sociais, ajude a manter vivo esse projeto.